O Metallica revisitou suas raízes no Record Store Day fazendo uma apresentação no Rasputin Music em Berkeley, onde tocou faixas dos álbuns Kill ´Em All e Ride The Lightning, de 1983 e 1984. No dia seguinte, eles foram ao 3132 Carlson Boulevard em El Cerrito, CA. A banda foi para a Bay Area de Los Angeles em 1983 para tocar com o baixista Cliff Burton, tendo composto e ensaiado parte de seu segundo disco e do Master of Puppets na garagem do El Cerrito. No local estava o Metallica, familiares, amigos e equipe técnica, além do prefeito Greg Lyman, que falou sobre as raízes da banda na cidade.
“É inacreditável estar de volta a este lugar”, disse James Hetfield. “Temos costume de esquecer muitas coisas que aconteceram em nossa trajetória, e esta é uma excelente maneira de refrescar nossa memória e reencontrar pessoas. Somos gratos por todos que estão aqui e que fazem parte disto tudo. Somos extremamente agradecidos por ainda estar aqui agitando e tocando depois de todos estes anos, fazendo o que amamos fazer, coisa que infelizmente nem todos conseguem”.
Lars Ulrich revelou que a banda tinha planos de voltar a El Cerrito com outras intenções: “Há alguns anos, achamos que seria legal comprar a garagem e levá-la para o nosso HQ em Marin (San Rafael, CA), mas a garagem não está mais aqui. Quem estiver com ela, por favor devolva, quem sabe a gente consiga concluir as gravações do novo disco mais rapidamente se estivermos na garagem?”.